A Arte da defesa pessoal é conhecida originalmente como Wing Tsun. É um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monge shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Quem faz cursos de defesa pessoal procura sentir-se menos vulnerável a situações de violência, principalmente quem vive em grandes cidades. As mulheres, que em geral passam uma imagem de fragilidade, estão mais suscetíveis à ação de criminosos.
Mas não pense que as ações aprendidas em cursos de defesa pessoal vão lhe deixar imunes à violência. Existe uma série de variáveis em que esse aprendizado não pode ser aplicado. Em primeiro lugar, é preciso agilidade e auto-controle, frieza para agir corretamente numa hora dessas. Se você não tem essas características nem fez treinamentos especializados, é melhor não reagir.
Além dos aspectos emocionais, outro caso em que não se deve aderir à defesa pessoal é ameaças com armas de fogo: "Estatísticas policiais mostram que é muito arriscado. Somente profissionais altamente qualificados fariam isso com agilidade e eficiência".
Por outro lado, as técnicas de defesa pessoal podem ser utilizadas em casos de tentativas de roubos, furto, agressões físicas, assédio sexual e até mesmo tentativas de estupro.
Geralmente, cursos de defesa pessoal têm cerca de dez horas de curação. Aprendem-se alguns golpes e os instrutores ensinam como reagir em situações de emergência. Além disso, eles expõem hábitos do dia-a-dia que que podem ser úteis para prevenir ações violentas no cotidiano, como assaltos no trânsito, por exemplo.
A parte prática é baseada em golpes das artes maciais: caratê, aikido e tai-jitsu. Mesmo depois do curso, os instrutores recomendam que a pessoa pratique os golpes na academia ou em casa, para aperfeiçoar os movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.